|Versión Español|Versão Português|
UNIDO - Observatory for Renewable Energy in Latin America and the Caribbean

17.05.16 17:26

Aplicativo de reconhecimento facial causa reviravolta na Rússia, podendo representar o fim do anonimato em público

O aplicativo FindFace compara fotos de perfis da rede social russa VKontakte e consegue identificar pessoas com alta precisão


 

Caso os criadores do novo aplicativo de reconhecimento facial obtenham êxito, o anonimato em público poderá, em breve, ser coisa do passado. FindFace, lançado há dois meses, permite que seus usuários fotografem pessoas em uma multidão e descubram suas identidades, com precisão de 70%.

 

O aplicativo funciona por meio da comparação de fotografias com imagens de perfis do Vkontakte, uma rede social popular na Rússia e na região da antiga União Soviética, que conta com mais de 200 milhões de usuários. No futuro, os criadores imaginam um mundo onde pessoas que passem por você na rua possam encontrar o seu perfil nas redes sociais ao tirarem uma fotografia sua, ou seja, lojas, anunciantes e inclusive a polícia poderiam identificar seu rosto em multidões e localizá-lo nas redes sociais.

 

Em pouco tempo, desde seu lançamento, Findface acumulou 500.000 usuários que fizeram quase 3 milhões de ??pesquisas, de acordo com os criadores Artem Kukharenko, de 26 anos, e Alexander Kabakov, de 29 anos.

 

Artem Kukharenko é um típico nerd da computação e criador do algoritmo que faz que o FindFace seja algo tão tecnologicamente impressionante, enquanto Alexander Kabakov é o homem do dinheiro, tagarela e é quem faz todo o discurso em entrevista ao The Guardian.  

 

Fonte: The Guardian - Face recognition app taking Russia by storm may bring end to public anonymity

 

Por: Everaldo Fiorentino Meirelles

 


PARTNERS